quinta-feira, 4 de março de 2010

SALA DE LEITURA - Mais lidos

A Sala de Leitura do nosso site tem tido uma boa visitação e atraído cada vez mais interessados em buscar conhecimento espírita. Aliás, o Espiritismo pode ser responsabilizado pelo volumoso crescimento da leitura em nosso país, nesses últimos anos -- conforme apontam várias pesquisas.
Segundo o NOP World Report Reports Worldwide -- instituto que elabora rankigs sobre comportamentos do mercado mundial --, o Brasil é apenas o 27° colocado numa lista de 30 países pesquisados sobre o tempo gasto com livros, a frente apenas de Taiwan, Japão e Coréia.
Nessa abordagem, o brasileiro dedicam-se em média 5,2 horas por semana com algum tipo de leitura. Todos os outros países latinos pesquisados ganham de nós: Argentina, 5,9h.; México, 5,5. O país que mais lê é a Índia, com cerca de 10 horas semanais.
O mesmo instituto pesquisa também a assiduidade quanto ao rádio e à televisão, e sua amostragem revela que os brasileiros estão entre os que menos ouve programas radiofônicos (penúltimo colocado), mas estão em 8° colocado entre os que mais gastam tempo frente a uma TV.
Para contrabalancear, temos aí a internet crescendo e quebrando um pouco dessa inépcia. E para os sedentos por um tesouro espiritual, nosso acervo conta com muitas preciosidades.
No mês passado, os livros mais acessados foram os doutrinários -- contrariando a tendência, que é o dos chamados "romances espíritas" (que só aparece a partir da oitava linha do ranking). Os da codificação kardequiana estão no topo, intercalados com títulos relacionados. Veja a listagem:

1° lugar - "O LIVRO DOS ESPÍRITOS", Allan Kardec
2° lugar - "CONHECENDO O ESPIRITISMO", Louis Neilmoris
3° lugar - "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", Allan Kardec
4° lugar - "AS VIDAS DE CHICO XAVIER", Marcel Souto Maior
5° lugar - "O CÉU E O INFERNO", Allan Kardec
6° lugar - "A GÊNESE", Allan Kardec
7° lugar - "A CAMINHO DA LUZ", (Emmanuel) Francisco C. Xavier
8° lugar - "ARUANDA", (Inácio Ferreira) Robson Pinheiro
9° lugar - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", Allan Kardec
10° lugar - "VIVENDO NO MUNDO DOS ESPÍRITOS", (Patrícia) Vera Lúcia Marinzeck

Acesse você também esse valioso baú virtual: Sala de Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário