domingo, 12 de dezembro de 2010

O MOVIMENTO ESPÍRITA E A HISTORIOGRAFIA

Encontro online

Encontro Online Luz Espírita desta terça, 14 de dezembro, será sobre um tema que deu origem a uma campanha inédita -- pelo que temos conhecimento: colocar o Espiritismo na historiografia.
Explicando melhor: os livros didáticos de história e todo o currículo escolar referente a essa temática ignoram completamente os fatos relacionados ao Movimento Espírita; na História Geral, desdenham a fenomenologia a partir do Século XIX (mesas girantes ou falantes, explosão da mediunidade e estudos metapsíquicos e paranormais do Moderno Espiritualismo); e na História do Brasil, a lacuna principal aponta para a influência dos espíritas para a abolição da escravatura, que por conseguinte, acendeu a fogueira da campanha para a Proclamação da República.
Tudo isso sem contar na injustiça a biografias extraordinárias como as de Allan Kardec, Bezerra de Menezes e, mais recentemente, Chico Xavier.
Por que os historiadores (donos da História?) se omitem em creditar ao Espiritismo fatos tão evidentes, que marcaram a História nacional e do Mundo?
Quais as consequências desse desdém, para a História e para o Movimento Espírita?
O que podemos fazer para os possíveis reparos?
Como é a campanha que propomos?
Essas indagações nos motivam a contar com a sua participação para o nosso Encontro Online.

Como subsídio, sugerimos a leitura do artigo "O Movimento Espírita e a Historiografia", assinada por Ery Lopes (um dos colaboradores do Portal Luz Espírita) e Quito Formiga (vereador por São Paulo, SP e um dos dirigentes do Centro Espírita Perseverança), matéria essa publicada na edição atual (nº 87) da Revista Cristã de Espiritismo.
Para adquirir seu exemplar acesse o site oficial da revista:
Não se esqueça: nosso Encontro Online Luz Espírita começa às 21h. e para participar é preciso instalar o programa de comunicação InSpeak (gratuito).
Para mais informações sobre como proceder para participar, clique aqui.
Contamos com sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário