sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Filme "PODER PARANORMAL"

Poder Paranormal – Dublado
Uma dica interessante para quem gosta de cinema e ao mesmo tempo refletir sobre coisas interessantes: o filme "PODER PARANORMAL" (RED LIGHTS), produção de 2012.
O interessante aqui, para nós espíritas, é a questão das especulações e espetáculos que se fazem no entorno da fenomenologia anímica (fenômenos provocados pela alma) ou espirituais mediúnicas (manifestações provindas de Espíritos), especialmente no tocante ao charlatanismo e ao embuste.

Sinopse:
Dois investigadores de boatos paranormais, a veterana Dra. Margaret Matheson (Sigourney Weaver) e seu jovem assistente, Tom Buckley (Cillian Murphy). Eles estudam os mais variados fenômenos metafísicos com o objetivo de provar suas origens fraudulentas. Simon Silver (Robert De Niro), um lendário vidente cego, reaparece depois de uma ausência enigmática de 30 anos e torna-se o maior desafio internacional tanto para a ciência ortodoxa quanto para os céticos profissionais. Tom começa a ficar intensamente obcecado por Silver, cujo poder de atração cresce a cada nova manifestação de eventos sem explicação. Ao aproximar-se cada vez mais de Silver, a visão de mundo de Tom é ameaçada em sua base e a tensão aumenta.




O filme nos faz pensar sobre as fraudes que sabemos que existem desde que conhecemos os fenômenos paranormais e espirituais, resultados da má-fé e corrupção moral de pessoas que delas se utilizaram para proveito material. Não a toa Allan Kardec dedicou um capítulo inteiro em "O LIVRO DOS MÉDIUNS" para tratar desse assunto: cap. XXVIII da 2ª Parte - "Do charlatanismo e do embuste".
As farsas e a exploração comercial dos fenômenos extra-humanos são responsáveis pelo descrédito de muitas pessoas em relação ao Espiritismo, pois juntaram num mesmo balaio os falsos médiuns e os autênticos sensitivos.
O codificador espírita nos alertou sobre essa problemática e recomendou explicitamente que devemos, sempre que possível, pôr a limpo, desmistificando e desmascarando os engodos e assim proteger os verdadeiros casos de manifestações espirituais (vide capítulo e livro supracitados).
Ao lado do misticismo e das mandingas, as fraudes de manifestações sobrenaturais correm a solto ainda em nossos dias  fora e dentro do meio espírita – e precisam ser contestadas. O filme aqui proposto é uma inspiração para tal prática. Desta forma é que a Ciência humana séria alcançará as verdades na Natureza espiritual.


Assista online clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário