domingo, 24 de novembro de 2013

Curso de Filosofia - Edital de convocação


A Equipe Luz Espírita tem a satisfação de anunciar a abertura de inscrições para uma nova turma do Curso "Filosofia em Espiritismo", a ser iniciado em 2014, sob a monitoria do Prof. Julci Severo, conforme o edital abaixo transcrito:

-----------------------------------------------------------------------------

FRATERNIDADE LUZ ESPÍRITA.
ENTIDADE DE DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO
DO ESPIRITISMO.

Edital Nº.01/2013.

Edital de abertura de vagas para o Curso de Filosofia em Espiritismo.

A Comissão Diretora da Fraternidade Luz Espírita decidiu e através do Conselheiro vice-presidente Julci Severo, no uso das atribuições que lhe foram conferidas como Monitor do Curso de Filosofia em Espiritismo, torna público, para conhecimento dos interessados que estarão abertas, no período de 25 de novembro a 26 de dezembro de 2013, as inscrições para o ingresso no referido curso, visando o provimento de 15 vagas. 

1– Das Bases do Concurso.
1.1 – O ingresso no curso dar-se-á através de seleção através de prova conforme o Programa de Curso de Especialização do Estudo da Doutrina Espírita voltado às questões Filosóficas e pelas normas do presente edital.
1.2 – O concurso será realizado pela cadeira de Filosofia em Espiritismo, com supervisão do Conselho visando fazer com que o aluno se aprofunde no estudo das questões do espiritismo, refletindo, pensando e arquitetando pensamentos lógicos e racionais sobre a Codificação Espírita e a literatura complementar em sintonia com os preceitos filosóficos que nortearam o caminho da humanidade e seus atores, possibilitando-lhe um perfeito entendimento do encadeamento evolutivo do ser a partir de si mesmo, compreendendo as questões históricas e seus desenvolvimentos como etapas da construção evolutiva da humanidade terrena, tendo em Jesus Cristo o grande guia e o divisor da história, permitindo-lhes conceber um ensaio mais ou menos claro sobre Deus e o Universo.
1.3 – A prova de capacitação intelectual será elaborada, aplicada e corrigida sob a responsabilidade do Monitor responsável pelo Curso e Conselheiros aptos e consistirá numa prova descritiva.
1.4 – Os critérios para classificação do candidato, visando ingresso no curso, estão previstos nos itens 3.5 e 3.6 deste edital.

2 Da Inscrição.
2.1 – As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet junto ao Site do Portal Luz Espírita – http://www.luzespirita.org.br, endereço filosofia@luzespirita.org.br e dentro do prazo estipulado neste edital.
2.2 – O candidato no ato da inscrição deverá comprovar sua condição de Monitor da Fraternidade Luz Espírita, concluintes do Curso Básico da Fraternidade Luz Espírita, ou sendo terceiro, o grau de capacidade igual ou superior aos acima nominados, com a devida apresentação para análise de seus currículos pessoais, dos estudos doutrinários e trabalhos em Casas Espíritas no campo do Espiritismo.
2.3 – Caso fique comprovado, em qualquer momento da seleção, que o candidato não preenche os requisitos exigidos para a seleção, ele será eliminado sumariamente.
2.4 – O período de inscrição será de 25 de novembro a 26 de dezembro de 2013.
2.5 – A inscrição será gratuita e o candidato deverá preencher um formulário eletrônico de inscrição disponível no Site Portal Luz Espírita.
2.6 – Não será considerado inscrito, o candidato que não concretizar sua inscrição por falhas de computadores, congestionamentos de linhas ou outros fatores de ordem técnicas, principalmente nos últimos dias de inscrição.

3 – Da Fase de Capacitação Intelectual.
3.1 – Da Prova Escrita.
3.2 – A Prova escrita consistirá na apresentação de um trabalho por parte dos interessados, cuja avaliação ficará a cargo de uma banca tríplice de Monitores da Luz Espírita cujo embasamento teórico lhes capacite para tal desiderato.
3.3 – O trabalho consistirá numa apresentação de um trabalho de interpretação de trechos retirados dos seguintes Livros: Introdução à Filosofia Espírita de José Herculano Pires (todo) e O Problema do Ser, do Destino e da Dor de Leon Denis, (Primeira Parte – O Problema do Ser, itens I; II; III e IV ; Segunda Parte – O Problema do Destino, itens XIII e XIX e Terceira Parte – As Potências da Alma, itens XX; XXI; XXII;XXIII e XXIV) no qual deverão discorrer com pensamento lógico e racional a interpretação dos trechos sugeridos demonstrando suas capacidades de percepção da visão destes autores da importância do estudo e compreensão das reformas individuais e coletivas como alavancas evolutivas da humanidade nos seus diferentes períodos da história.
3.4 – O trabalho deverá ser apresentado dentro das normas da ABNT contendo um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas digitalizado em formato pdf e enviado ao Site do Portal da Fraternidade Luz Espírita, para o endereço filosofia@luzespirita.org.br  já mencionado no item 2.1. até o dia 31 de janeiro 2014.
3.5 – A classificação dos candidatos na fase de capacitação intelectual será por ordem decrescente da pontuação obtida na nota pelo trabalho apresentado.
3.6 Havendo igualdade na média de dois ou mais candidatos, o desempate para efeito de classificação para o ingresso e matrícula, obedecerá os seguintes critérios.
      a) – Terá preferência Monitor ativo da Fraternidade Luz Espírita;
      b) - O Concluinte do Curso Básico da Fraternidade Luz Espírita;
      c) – O Candidato de Idade mais elevada;
      d) – Sorteio;

4 – Da Matrícula no Curso de Filosofia em Espiritismo.
4.1 – Os Candidatos aprovados e classificados serão matriculados no Curso de Filosofia em Espiritismo, EAD, onde receberão uma Apostila online com o programa básico de 15 lições que lhes serão repassados semanalmente a fim de estudo e reflexão, bem como uma tarefa que deverá ser respondida e posteriormente debatida na aula presencial, Site Luz Espírita, pela ferramenta Skype, além de tarefas correlatas de estudo e pesquisa a critério do Monitor do Curso.
4.2 -  As aulas presenciais ocorrerão todas as terças-feiras, à partir das 21h.30min. pela ferramenta Skype, um chat no Portal Luz Espírita online para discussão das questões da lição da semana.
4.3 – Será elaborado um Plano de Monitoria com distribuição das lições semanalmente a partir de março de 2014, indicando dias e semanas do mês que haverá a aula presencial, através do Chat, na Skype  ou da forma que melhor se apresente as necessidades de estudo.

5 – Da Conclusão do Curso.
5.1 -  Serão considerados concluintes do curso com aproveitamento satisfatório, todos os alunos que obtiverem frequência mínima de 85% das aulas presenciais, responder 100% das tarefas distribuídas referentes as 15 lições do Curso e apresentar ao final um trabalho de conclusão com tema previamente fornecido pela Monitoria do Curso.

Fraternidade Luz Espírita, Santa Cruz do Sul-RS, 06 de novembro de 2013.

Julci Severo,
Conselheiro - Monitor Responsável. 

-----------------------------------------------------------------------------

Os interessados deverão copiar a ficha abaixo e enviar, devidamente preenchida, para o E-mail filosofia@luzespirita.org.br.

FRATERNIDADE LUZ ESPÍRITA.
ENTIDADE DE DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO
DO ESPIRITISMO.
Edital de abertura de vagas para o Curso de Filosofia em Espiritismo.
Ficha Eletrônica de Inscrição.
Nome:                                                                   Idade:
Estado Civil:                                                         Data Nasc.:
Instrução ou Formação Acadêmica:
Endereço:

Religião:
Relação com o Portal Luz Espírita:
E-mail:
Skype:
MSN:
Telefones:
Conhecimento Teórico sobre a Doutrina Espírita (cursos, leituras, etc):


Prática da Doutrina Espírita (atividades como voluntário ou trabalhos em Centro Espírita):







Nenhum comentário:

Postar um comentário