quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013


Aqui está um apanhado mês a mês dos acontecimentos mais importantes do ano de 2013 que postamos em nosso Blog Espiritismo em Movimento:

Janeiro
Entre outras novidades, a Equipe Luz Espírita publicou em janeiro mais uma edição da coleção Bibliossíntese: "Educação para a Morte", da obra do filósofo espírita José Herculano Pires.



Apesar disso, o tema mais comentado no mês foi uma tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, em que uma casa de show incendiou-se em meio a uma noite de espetáculos, vitimando mais de duas centenas de jovens. Na ocasião, levamos a debate um assunto em voga no meio espírita e útil para reflexão nesse ensejo: desencarnes coletivos.

Fevereiro
No segundo mês do ano nós trouxemos uma indicação de uma excelente animação "PARANORMAN", conta a história de um garoto (Norman) que tem habilidades paranormais. Uma aventura divertida e instrutiva para o público infantil (e as crianças crescidas também) conhecerem um pouco sobre o que é mediunidade e como ela interfere na vida de um médium ostensivo.


Ainda em fevereiro, notificamos o desencarne do médium espírita Celso de Almeida Afonso, amigo pessoal de Chico Xavier.

Março


Em 16 de março nosso blog postou o lançamento da publicação do livro "OBRAS PÓSTUMAS" de Allan Kardec em uma versão nova "Numa Linguagem simplificada", adaptação de Louis Neilmoris, enriquecendo ainda mais a nossa Sala de Leitura.
aborto-i
Postamos também uma matéria especial de um manifesto público assinado por Dr. Gilson Luís Alberto, em nome da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul - AMERGS - contra o aborto.


Abril

Além do destaque pelo aniversário de nascimento de Chico Xavier (2 de abril) e o dia de lançamento de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" (18 de abril), destacamos aqui a videopalestra de Jacob Melo, sobre "Como aproveitar bem o passe" e um tópico especial: "Como fundar e organizar um Centro Espírita", baseado nas obras "O LIVRO DOS MÉDIUNS" de Allan Kardec e "TERAPIA ESPÍRITA" de Louis Neilmoris.


Maio
Uma postagem que chamou bastante a atenção em maio foi sobre o filme-documentário "ECTOPLASMA - EFEITOS FÍSICOS PARANORMAIS", produzido pela ViaCons Filmes e TV Complexus, dirigido por Mário Luna e apresentado por Fred Ganem.
Aproveitamos o centenário de nascimento do Dr. Hernâni Guimarães Andrade para levar aos leigos uma pequena descrição da extraordinário biografia desse grande pesquisador espírita.


Rádio Luz EspíritaJunho
Junho foi um mês de muitas novidades nos trabalhos da Equipe Luz Espírita, a começar pelo anúncio do início das atividades experimentais do novo sistema de transmissão dos nossos programas online: a Web Rádio Luz Espírita.


"Aprendendo Espiritismo"Também fizemos o lançamento da 14ª videoaula da série Conhecendo o Espiritismo, dessa vez sobre "O bem e o mal".

PARCERIA DIVINAAlém disso, a nossa Sala de Leitura ganhava naquele meio de ano mais um título: "PARCERIA DIVINA", ditado por vários Espíritos da Colônia Recanto de Irmãos, pela mediunidade de Rodrigo Félix da Cruz, disponibilizando a obra para leitura online ou livre download do arquivo em formato PDF




Julho
Naquele mês de julho, fervilhava pelas principais avenidas do Brasil um grito de protesto contra a corrupção política e diversas outras formas de injustiças sociais. Nesse ensejo, publicamos algumas matérias relacionadas, por exemplo, "O Espiritismo e os protestos atuais", assinada por Ery Lopes, e uma mensagem ditada pelo Espírito Inácio Ferreira, pela psicografia de Carlos A Baccelli. intitulada de "Estou de cara pintada".




Agosto

A visita do Papa Francisco ao Brasil foi tema de uma matéria de destaque em nosso blog durante o mês de agosto: "Francisco de Roma e do Brasil", contribuição do nosso confrade catarinense Marcelo Henrique.




Setembro
Em setembro, o nosso destaque vai para o vídeo "A morte de Dimas - processo de desencarne", uma ótima produção da TV Mundial de Espiritismo, baseada no livro "OBREIROS DA VIDA ETERNA", de André Luiz, psicografado por Chico Xavier.



Ainda de setembro, recordamos a edição especial do programa "Conversando o Evangelho", na sexta-feira 27, com uma exposição por Joel Flores Soares sobre o tema "As bem-aventuranças na atualidade".



Outubro
No mês de aniversário de nascimento de Allan Kardec, nosso blog noticiou o lançamento oficial de um livro biográfico do codificador espirita escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior: "KARDEC - A BIOGRAFIA", que, aliás, é um sucesso de vendas e tem tido uma ótima aceitação dentro e fora do meio espírita. Também nessa postagem revelamos o projeto de transformar essa obra em um longa-metragem, a exemplo do que ocorreu com um outro título escrito por este autor "AS VIDAS DE CHICO XAVIER", que serviu de base para o extraordinário filme biográfico do médium mineiro em 2010, quando comemoramos o centenário de nascimento de Chico Xavier.



Outro destaque nosso em outubro foi o lançamento da bibliossíntese "O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR", inspirada no memorável clássico de Léon Denis.



Novembro

Eventos EspíritasO II Encontro de Amigos Luz Espírita foi destaque em nosso blog em novembro. Realizado em São Paulo, Capital, no sábado 16, o encontro festivo contou com a participação de vários palestrantes e músicos espíritas que se confraternizaram no entorno das atividades promovidas pela Fraternidade Luz Espírita.


Noutra relevante postagem, notificamos a abertura do período de inscrições para o nosso curso online "Filosofia em Espiritismo", para a turma de 2014, a ser ministrada por Julci Severo.



Dezembro
No mês derradeiro de 2014, começamos relançando a campanha "Natal com Jesus", pela qual a Fraternidade Luz Espírita convida a todos para para promovermos o verdadeiro tema das festas natalinas, que é Jesus de Nazaré, o Messias prometido.

Outra postagem que despertou bastante interesse em nosso público amigo foi a chamada que fizemos para o lançamento do filme espírita "O ANJO", livremente disponibilizado para ser assistido online.

O GRANDE ENCONTRO FILOSÓFICOE para finalizarmos, destacamos o post do lançamento do livro "O GRANDE ENCONTRO FILOSÓFICO" de Louis Neilmoris, mais uma excelente publicamos disponível em nossa Sala de Leitura. Esse título é um curso prático de autodescobrimento, útil e acessível a todos os interessados em graduar seu estágio espiritual.




Para 2014, cientes dos crescentes desafios, somos todos chamados a buscar ainda mais recursos para promover o estudo, a pesquisa, a confraternização e a divulgação desta doutrina de luz que é o Espiritismo.
Contamos com sua colaboração.
Continue acessando e divulgando o trabalho do Portal Luz Espírita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário