terça-feira, 11 de março de 2014

Coleção de videoaulas "Aprendendo Espiritismo"

"Aprendendo Espiritismo"

Uma ótima dica para os novatos na Doutrina Espírita é a série de videoaulas "Aprendendo Espiritismo", produzida pela equipe Luz Espírita, livremente disponível nos nossos canais do YouTube e do Vimeo.
A cada vídeo, um tema central que se encadeia com os demais, formando um curso rápido com os recursos audiovisuais, começando pela apresentação dos conceitos básicos e adentrando nas especialidades, como o mecanismo da mediunidade, o processo de reencarnação, o drama da obsessão, reforma íntima, etc.
Os vídeos são apresentados por Rosangela Pires, reconhecida palestrante espírita, diretora do Centro Espírita Reflorescer e atuante no movimento espírita em São Paulo.
A didática é bem objetiva e ao mesmo tempo robusta, enriquecida com citações, depoimentos e animações gráficas que ilustram os temas abordados dando ao expectador uma maravilhosa oportunidade de compreender o que o Espiritismo tem a nos oferecer, como sublima ferramenta pedagógica para a nossa evolução espiritual.

Veja adiante a grade desta programação:



Orkut Luz Espírita
Videoaula 1 - "INTRODUÇÃO À DOUTRINA ESPÍRITA"
Uma amostragem básica sobre a origem, o desenvolvimento e a conceituação do Espiritismo.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 2 - "A ORIGEM DA DOUTRINA ESPÍRITA"
Como tudo começou, as características históricas e culturais que formavam o cenário do berço do Espiritismo, bem como o trabalho da codificação e disseminação do ensino dos Espíritos missionários da Terceira Revelação.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 3 - "MEDIUNIDADE"
O que é e como se processa o intercâmbio mediúnico? Nesta videoalua, temos uma boa demonstração de quem são os médiuns e qual o objetivo desta janela aberta entre os dois planos -- o mundo físico e o mundo espiritual.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 4 - "ALLAN KARDEC, O CODIFICADOR"
Quem era Hippolyte Léon Denizard Rivail, o mestre lionês que foi escolhido para copilar e publicar a Doutrina dos Espíritos..

Orkut Luz Espírita
Videoaula 5 - "A VIDA ESPIRITUAL"
Esta aula aborda detalhes de como é a forma de convivência na dimensão dos Espíritos, bem como suas relações circunstanciais com a vida corporal.
.
Orkut Luz Espírita
Videoaula 6 - "PERISPÍRITO"
Funções, propriedades e as relações do perispírito -- o corpo espiritual -- com a vida física, mediante as leis naturais físicas e morais. Este são alguns ítens abordados nessa aula, enriquecida de imagens.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 7 - "CHAKRAS - OS CENTROS DE FORÇA"
Nesta sétima edição, temos uma boa demonstração de o que são esses portais energéticos, quais os meios de potencializá-los e como podemos melhor nos usufruir deles.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 8 - "REENCARNAÇÃO"
O que é, por que e como se processa o mecanismo reencarnatório? - Essas são algumas indagações comuns a que este vídeo se propõe a esclarecer, mediante os ensinamentos da Doutrina Espírita.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 9 - "REFORMA ÍNTIMA"
A necessidade da transformação pessoal, mediante o autodescobrimento, e a proposta espírita para potencializarmos nossas virtudes e nos desprendermos das nossas más inclinações.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 10 - "OBSESSÃO"
Este capítulo, "Obsessão", nos convida a uma séria e útil reflexão acerca das influências a que todos nós estamos sujeitos, sendo ou não espírita, acreditando ou não na sobrevivência da alma, praticando ou não a mediunidade voluntariamente.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 11 - "ANJOS E DEMÔNIOS"
Neste episódio, são abordadas as questões mais elementares acerca dos chamados seres angelicais e demoníacos, por exemplo, a origem da crença dessas criaturas extraordinárias -- para o bem e para o mal -- e, segundo o Espiritismo, quem dentre esses personagens realmente existem, bem como a maneira de se manifestarem à Humanidade.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 12 - "MAGNETISMO E PASSE ESPÍRITA"
A força vital que anima os corpos orgânicos e a capacidade dessa energia ser transferida para um outro organismo vivo, bem como as origens e desenvolvimento das terapias alternativas baseadas nessa transfusão fluídica, tal como o Magnetismo de Mesmer e o Passe Espírita.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 13 - "O FENÔMENO DA MORTE"
Síntese do que o Espiritismo nos diz sobre o processo da passagem desta dimensão física para o plano espiritual, inclusive considerando as causas das mortes precoces, desencarnes acidentais e abreviação do tempo da reencarnação por aborto, eutanásia e suicídio.

Orkut Luz Espírita
Videoaula 14 - "O BEM E O MAL"
Qual a origem do mal? Aliás, o que é o mal? Qual a razão dos infortúnios e quais as possibilidades de vivermos em felicidade? A propósito, o que é a felicidade? Esses são alguns dos tópicos abordados nesse episódio imperdível!


Abaixo, a playlist das aulas disposta no YouTube.



Abaixo, a playlist das aulas disposta no Vimeo.


 



O uso deste material é livre e, inclusive, os vídeos podem — como de fato têm sido  baixados para serem exibidos como material de apoio em aulas doutrinárias e reuniões públicas, sem a pretensão de substituir os cursos oferecidos pelas instituições espíritas.

Contato com a apresentadora: rosangelapires8@yahoo.com.br

Críticas, sugestões e demais informações: contato@luzespirita.org.br

Contamos com seu apoio na divulgação deste belo trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário