terça-feira, 31 de janeiro de 2017

"Sexualidade: análise fisiológica e espírita" com Anete Guimarães


Se, por um lado, a sexualidade ainda é um grande tabu para muitos, por outro, a banalidade das questões sexuais, tão fundamentais para a vida humana, têm sido um fenômeno cada vez mais constantes, especialmente através do "mundo virtual" construído pelas redes sociais na internet. Diante desse oceano de conflitos e carência por uma orientação mais segura, onde buscarmos ideias racionais, sensatas e atualizadas com as ciências e — no caso dos espíritas  em sintonia com a doutrina kardecista?

Logicamente que não existe essa fonte precisa e sacramentada que sirva como um paradigma doutrinário; o que podemos encontrar, aqui e ali, são opiniões individuais, levantadas de acordo com a capacidade de saber e ponderação de quem as lança. Contudo, quem já conhece a dinâmica de trabalho e exposição da Dra. Anete Guimarães, em geral, lhe dá muito crédito e, por conta disso, nós compartilhamos aqui a gravação de mais um de seus seminários, no caso, tratando do referido tema.

Em "Sexualidade: análise neurofisiológica e espírita", Anete trata primeiramente da parte científica: dos estudos e descobertas mais recentes sobre o comportamento orgânico no processo da atividade sexual:


Em seguida, expõe suas ponderações acerca das consequências espirituais, tendo como apoio a moral da filosofia espírita:



Continuação da análise espírita da sexualidade:



Destacamos aqui o trabalho da Rádio Fraternidade, que fez a transmissão do seminário, realizado em Uberlândia, Minas Gerais, e do canal DER que postou os vídeos no youtube.

Comente e compartilhe esse trabalho!

Um comentário:

  1. A apresentação segue de forma lógica. Todavia, a questão é mais complexa e a lógica simples não a alcança. As emoções não nascem apenas nos cérebros. Elas transitam entre os cérebros, pois as mentes, inconscientemente, se comunicam. Somos cardumes. Portanto, os gráficos lógicos não são suficientes para explicar os fenômenos. A emoção tem muito a ver com a cultura e, por isso, o estudo das influências das culturas, a meu ver, é mais importante na elucidação destes fenômenos.

    ResponderExcluir