quinta-feira, 6 de abril de 2017

"'Divaldo Franco: 70 anos de oratória", por Ismael Gobbo


Conhecido mundialmente, Divaldo Pereira Franco, o notável tribuno baiano, é lembrado com intensidade neste 2017: 90 anos de idade em 5 de maio; 70 anos de atividade na oratória. E, no feriado de 7 de setembro, o Centro Espírita Caminho da Redenção, entidade fundada por ele e berço de uma das mais importantes obras de filantropia e prestação de serviços do Brasil, completará sete décadas de trabalho.

Formatura como Professor Primário ano de 1943

Nesse artigo, nos fixaremos na atividade do conferencista. Em 1945, Divaldo aportou em Salvador, vindo de sua cidade natal, Feira de Santana. Estudando Allan Kardec – codificador da Doutrina Espírita – em reuniões na casa de dona Nanã, ele embevecia a todos ao falar de suas experiências mediúnicas desde a meninice, agora explicitadas pelo Espiritismo.

Divaldo em foto para documento no ano de 1945

Numa das reuniões, um amigo lhe pergunta se poderia aproveitar suas férias de trabalho para proferir palestras aos sergipanos. A estreia na tribuna aconteceu em Aracajú, na União Espírita Sergipana, aos 27 de março de 1947.

Conferência por Divaldo no ano de 1956, no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, RS,
Foto do arquivo de Jorge Moehlecke

Segundo o médium, a experiência não foi fácil. Dificuldades no preparo, treinos na véspera e, no grande dia, noite mal dormida e nervosismo. Apresentado, cumprimenta o público, e nada do que preparara consegue exprimir. Veio o pedido de desculpas e o esboço de se sentar. Um espírito lhe aparece, o encoraja e diz: “Sou Humberto de Campos, levanta-te! Para falar de Jesus, é preciso colocar-se em pé. Vamos, te ajudo. Falarei por ti”. O público de 27 pessoas – no dia 27 – sorveu seu verbo eloquente e cheio de sabedoria por mais de hora. Aplausos, cumprimentos, elogios, afagos...

Foto na manhã do dia 22 de abril de 1973, no encerramento da 16ª. COMENOESP, quando Divaldo participou de uma entrevista com ampla participação dos presentes.  A partir da esquerda: Ismael Gobbo, César Perri, Therezinha Oliveira, Divaldo Pereira Franco e Israel Antonio Alfonso.

Convidado para nova palestra no dia seguinte, levou em conta a ajuda e o sucesso da véspera para não se preparar, e novo fiasco se desenhou. Com novas desculpas e novo ímpeto para desistir, eis Humberto de novo: “Por que não estudaste? Vou te ajudar novamente, não por teu mérito, mas em consideração ao público presente”. Desde então, Divaldo não mais deixou de fazer sua parte, estudando as obras espíritas e outras que lhe serviriam de base sólida para ser inigualável orador, embora ressalte que nas conferências os temas e o que fala se lhe descortinam como um filme na tela, o qual passa a narrar.

Divaldo em Londres, 10 de maio de 2012.

Nas pesquisas de Washington Fernandes, os números do orador são impressionantes: mais de 15 mil palestras em cinco Continentes; dez vezes em salas da ONU (EUA e Áustria); viajou mais de 15 milhões de km por 73 países (Europa, 30; Américas, 24; Ásia, 9; África, 7; Oceania, 3); concedeu mais de 2000 entrevistas, mais de 1400 horas no ar, em mais de 730 emissoras/retransmissoras (rádio/TV/Web), no Brasil e exterior.


Completar 90 anos com saúde é um privilégio. A diferença está em continuar trabalhando com interesse e disposição de um jovem de 18 anos. É só pesquisar nas redes sociais: a agenda de Divaldo; a condição de Embaixador da Paz; a Mansão do Caminho, em Salvador. Assim será possível avaliar a extensão da obra de um dos mais respeitados vultos do Espiritismo da atualidade. Parabéns, Divaldo! Muitos anos de vida, com saúde e paz!

Publicado originalmente no jornal
Folha da Região, Araçatuba, SP, 5 de abril de 2017.

Um comentário:

  1. Divaldo, que ainda possas levar a muitos as verdades de Jesus a Luz da Doutrina Espírita. Parabéns nas bençãos de Jesus.
    Ricardo Manoel Arcoverde
    Florianópolis-SC.

    ResponderExcluir