segunda-feira, 17 de abril de 2017

Novos verbetes da Enciclopédia Espírita Online: "Espiritualismo" e "Espiritualismo Moderno"


Para compreendermos melhor o contexto histórico que envolve o nascimento da Doutrina Espírita, precisamos mergulhar na história do movimento conhecido como Espiritualismo, ou Espiritualismo Moderno, precursor do Espiritismo.

Por essa razão, a Equipe Luz Espírita tratou de compor o conteúdo para o verbete "Espiritualismo Moderno" da Enciclopédia Espírita Online, cujo resumo se apresenta da seguinte maneira:
Espiritualismo Moderno — ou, Moderno Espiritualismo; também denominado Neoespiritualismo ou simplesmente Espiritualismo (em inglês, Modern Spiritualism ou apenas Spiritualism) — é o movimento surgido em meados do século XIX, de caráter religioso e científico, cuja proposta elementar é evidenciar a sobrevivência da alma após a morte e a comunicabilidade dos mortos (Espíritos, desencarnados), baseando-se especialmente nas manifestações ditas sobrenaturais que então vieram à tona desde aquele século, a exemplo do fenômeno das Mesas Girantes. Considera-se como seu marco o famoso caso de Hydesville, EUA, envolvendo as irmãs Fox — quando foram criados diversos sistemas de interpretação das mensagens espirituais —, embora não se despreze os fatos precursores do movimento, notadamente os que envolvem Swedenborg, Mesmer, Edward Irving e Andrew Jackson Davis. O Espiritualista Moderno não é um movimento centralizado e sistematicamente definido, mas um conjunto generalizado e fracionado em vários segmentos, conforme as ideias dele resultantes. Em certos aspectos, é considerado como uma renovação da necromancia clássica, ou seja, na interação com os Espíritos, para o que foram desenvolvidos variados sistemas de comunicação (por exemplo: o código de batidas, a brincadeira do copo, o tabuleiro ouija etc.), algumas vezes sendo confundido com o esoterismo, misticismo e ocultismo. As primeiras articulações mais bem sucedidas foram aquelas movidas pelo interesse científico de provar a vida espiritual em contrapartida ao Materialismo, às quais aderiram eminentes homens da Ciência, como Sir William Crookes, Alfred Russel Wallace, Oliver Lodge, Alexandre Aksakof, Charles Richet, Camille Flammarion, Gabriel Delanne etc., por ocasião da exposição de célebres médiuns, como Daniel Dunglas Home, Eusápia Palladino, Elizabeth D'Espérance, Linda Gazzera etc. O movimento espiritualista antecedeu e preparou o Espiritismo, que, de alguma forma, é produto daquele e, ao mesmo tempo, sua síntese. Frequentemente, em razão de muitas semelhanças, Espiritualismo e Espiritismo são empregados como sinônimos, embora a Doutrina Espírita — embora seja essencialmente espiritualista — tenha uma base doutrinária bem definida, cujos princípios escapam da generalidade do Espiritualismo, a exemplo da Lei de Reencarnação, que é um fundamento espírita e uma controvérsia entre as várias correntes espiritualistas. O escritor Arhur Conan Doyle é lembrado como um dos grandes expoentes do movimento espiritualista, seja pelo seu ativismo em propagar os conceitos espiritualistas, seja pelo registro literário que nos legou em A História do Espiritualismo.
No verbete, as raízes históricas do movimento espiritualista, baseado nas crenças tradicionais da natureza espiritual e na comunicabilidade dos Espíritos, crenças essas que veem das mais remotas lembranças da História da Humanidade, em todas as partes da Terra.


Também aborda os principais episódios e personagens precursores do movimento, como Emanuel Swedenborg e Andrew Jackson Davis.

Percorre também o histórico caso de Hydesville envolvendo as irmãs Fox, considerado o marco de nascimento do Espiritualismo Moderno.


Em pauta ainda: o desenvolvimento do movimento espiritualista, especialmente, na América e na Europa; o trabalho investigativo de Allan Kardec e a Codificação Espírita em meio à generalidade dos espiritualistas; o período de expansão, exploração e declínio da fenomenologia espiritual típica das Mesas Girantes; o cientificismo e preconceito das academias e muito mais.


Como se vê, portanto, é um material bastante interessante.

Clique aqui e confira o verbete Espiritualismo Moderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário