sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Documentário da BBC "SCIENCE AND THE SEANCE"



O conceituado canal de televisão inglês BBC exibiu um documentário interessantíssimo intitulado "Science and the seance" ("A Ciência e as sessões espíritas"), ao qual tomamos conhecimento pelo blog do Ismael Gobbo - grande divulgador do Movimento Espírita.
A reportagem especial fala da série de fenômenos  espirituais iniciada em meados do século XIX, em Hydesville, Estado de Nova Iorque, EUZ, com as irmãs Fox, que em seguida tomou conta da Europa. Revive os casos mais extraordinários, os médiuns e os mais espetaculares efeitos extrafísicos, contando ainda a repercussão desses eventos.
Da montagem televisiva, destacamos alguns aspectos importantes, úteis para compreendermos bem a ordem das coisas:
  1. Como é praxe, tudo quanto é inerente aos fenômenos modernos da mediunidade é atribuído ao Espiritismo, e precisamos distinguir esse termo como sendo a Doutrina específica codificada por Allan Kardec, e não como sinônimo direto para espiritualismo. De igual maneira, definimos que o médium, ou o sensitivo, o paranormal, não é necessariamente um praticante espírita.
  2. E acerca do item acima, devemos lamentar o documentário não ter feito tal distinção e nem mesmo ter citado o Espiritismo (kardecista, especificamente), como sendo a principal doutrina - embora tenha sobrado outras) herdada daquela epidemia do Moderno Espiritualismo do século XIX.
  3. Um detalhe extremamente relevante bem salientado por essa obra da BBC de Londres é sobre a influência daqueles primeiros fenômenos de efeitos físicos para a humanidade, no tocante ao impulso que as manifestações provocaram na Ciência, pois, da investigação daqueles insólitos acontecimentos, os cientistas acabaram sendo levados às mais revolucionárias invenções, como o rádio, a confecção do disco e a televisão. O documentário mostra que o intento inicial dos inventores era desenvolver meios de mecanizar o intercâmbio com os "mortos", para registro histórico e comprovação científica.
  4. Outro ponto forte de "Science and seance" diz respeito às imagens e documentos apresentados, por exemplo, depoimentos de Arthur Conan Doyle - um romancista (criador de Sherlock Holmes) que acabou se tornando o mais importante historiador e propagador do Modern Spiritualism.
Lamentavelmente - para quem não compreende o idioma inglês - , o áudio dos vídeos está no original e não possui legenda. Alguém se habilita a fazer a tradução?
No mais, é uma valorosa contribuição para o despertar espiritual.


Veja a página oficial da BBC TV.

Confira:

Parte 1


Parte 2

Parte 3

Parte 4


Um comentário:

  1. olá amigos, não existe tradução para este video ou legenda, pois manjo muito pouco ingles.

    ResponderExcluir