segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Desencarnes coletivos e a tragédia em Santa Maria


A tragédia em Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, ocorrida neste final de semana comove o Brasil inteiro e convida as autoridades públicas a tomarem medidas práticas e racionais para evitar novas incidências e garantir assim o livre direito de as pessoas usufruírem de locais públicos com segurança.
Além da dor dos familiares e amigos das mais de 230 vítimas do incêndio na danceteria KISS, especula-se naturalmente quanto ao fatídico "destino" de cada um dos envolvidos. Por quê? Por que fulano e sicrano estavam lá e beltrano não? Que força os atraiu para lá àquela noite? Por que Deus permitiu acontecer isso?
É verdade que muitos farão essas perguntas mais por exclamação, de revolta ou desabafo, do que mesmo por interesse na resposta. 
Contudo, é provável que em meio a essas indagações, consciências se iluminem a ponto de irem buscar explicações espirituais para tal calamidade. E para isso, nenhuma filosofia pode ser mais esclarecedora e ao mesmo tempo consoladora do que a Doutrina Espírita. Neste caso, a começar por "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" (ver especialmente o capítulo "Da Lei de Destruição"), de Allan Kardec, a literatura espírita não dá pistas do que pode ter sucedido com o caso de Santa Maria, conforme os planos espirituais.
A arte espírita também se manifesta positivamente sobre flagelos similares. Por exemplo, em face da tragédia do Edifício Joelma, incendiado em 1 de fevereiro de 1974, na capital paulista, o Espírito Cyro Costa, através do médium Francisco Cândido Xavier, poetizou dor e esperança em um soneto:

LUZ NAS ALMAS
Cyro Costa (Espírito)

Fogo!... Amplia-se a voz no assombro em que se espalha.
Gritos, alterações... O tumulto domina.
No templo do progresso, em garbos de oficina,
O coração se agita, a vida se estraçalha.

Tanto fogo a luzir é mística fornalha
E a presença da dor reflete a lei divina.
Onde a fé se mantém, a prece descortina
O passado remoto em longínqua batalha...

Varrem com fogo e pranto as sombras de outras eras
Combatentes da Cruz em provações austeras,
Conquanto heróis do mundo, honrando os tempos idos.

Na Terra o sofrimento, a angústia, a cinza, a escória...
Mas ouvem-se no Além os hinos de vitória
Das Milícias do Céu saudando os redimidos.

Outra entidade, Cornélio Pires, igualmente pela psicofonia de Chico Xavier, também pôs em versos a repercussão daquele horrendo acontecido (visto do plano terreno) e ao mesmo tempo abençoada e renovadora passagem.

INCÊNDIO EM SÃO PAULO
Cornélio Pires (Espírito)

Céu de São Paulo... O dia recomeça...
O povo bom na rua lida e passa...
Nisso, aparece um rolo de fumaça
E o fogo para cima se arremessa.

A morte inesperada age possessa,
E enquanto ruge, espanca ou despedaça,
A Terra unida ao Céu a que se enlaça
É salvação e amor, servindo à pressa...

A cidade magoada e enternecida
É socorro chorando a despedida,
Trazendo o coração triste e deserto...

Mas vejo, em prece, além do povo aflito,
Braços de amor que chegam do Infinito
E caminhos de luz no céu aberto...

Aliás, a tragédia de Santa Maria nos faz relembrar a tragédia do Edifício Joelma e, em razão disso, convidamos todos a darem uma olhada na nossa postagem "Chico e o enigma do Edifício Joelma".
Em todo caso, todavia, é preciso muito cuidado, até por respeito aos envolvidos, quando na especulação sobre esse ou aquele caso. Há eventos generalizados e há casos particulares. Segundo Chico Xavier, as vítimas do incêndio em São Paulo eram, em geral, entidades que estavam ali resgatando as atrocidades que cometeram nas campanhas das Cruzadas católicas, na Idade Média, quando então esses Espíritos estavam encarnaram como soldados e cruelmente abusaram da autoridade, incendiando e matando crianças e mulheres indefesas. Chico transmitiu o que ouviu do plano espiritual e, portanto, o fez com embasamento. Agora, porém, não nos cabe simplesmente cogitar possíveis expiações para a trágica morte desse ou daquele indivíduo, até porque as tragédias não se dão apenas por expiação, mas também por provas, em que Espíritos missionários voluntariamente se ofertam para tais eventos a fim de darem exemplo concreto do valor de tudo isso, apesar do horror que transmita à primeira vista. Do contrário, a rigor, teríamos que considerar que Jesus tinha o que expiar no Calvário.
Em suma, que a luz de Deus, retransmitida pelo Espiritismo possam chegar aos corações aflitos no entorno da tragédia em Santa Maria e acima de tudo, independentemente de rótulos religiosos, façamos nossas orações para um reconfortador despertar espiritual para todos os desencarnados nessa tragédia, confiantes no auxílio fraterno que as colônias espirituais prestam com especial atenção em eventos dessa natureza, em nome do Mestre Jesus.


9 comentários:

  1. A perda de forma trágica é sempre tormento e abalo em nossas convicções mais íntimas. Que os jovens de Santa Maria possam ser lembrados em preces de conforto aos familiares e alento e luz a esses jovens que chegam ao outro lado da vida, muitos deles sem a consciência da perda somente do corpo físico. A dor é incalculável e a saudade existe nos dois mundos, mais a certeza de que a vida continua é bálsamo capaz de cicatrizar as feridas mais profundas.
    Fé e força é o que desejamos.
    Oremos.

    Renata
    http://paraqueservemosdias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa noite de segunda feira aos que fazem este blog que é de suma importância para todos nós, espiritas, e não espiritas!

    A tragédia de Santa Catarina, ou do edifício Joelma, ou mesmo o Tsunami, dentre tantas em nosso planeta, deve-nos remeter à realidade da transição planetária, e resgate de espriritos de escol.

    Claro que para os que estão de fora, parece fácil ponderar sobre este assunto. Dificil, com certeza é optar por pensar em tal assunto, sendo um dos familiares dos que se foram nesta festa.

    Fica aqui a dica para que leiamos, os que não leram ainda, o livro Transição Planetária de Manoel Philomeno de Miranda, pelas mãos de Divaldo Pereira Franco. Uma leitura que por sinal, casa-se muito bem com a realidade desta postagem.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Sei que o que aconteceu em Santa Maria foi uma tragédia terrível, só que pelo estudo que já fiz até aqui e minha crença, sinto no meu coração que os que foram estão bem, temos que cuidar dos que ficaram, porquê para esses a dor é muito intensa e de primeiro momento a revolta, o ódio, a confusão, são sentimentos que nos assolam. Já passei por isso, sofri muito, e só agora que entendi que quem foi estava bem e tirei a culpa do meu pensamento, passei a progredir, tanto na minha vida espiritual, quanto na vida carnal, não fiquei rica, bens materiais, só que com paz no espírito conseguimos raciocinar direito e tomar as decisões corretas. Sou solidária aos parentes e amigos, faço uma oração nesse momento de elevação, e apesar de tudo Deus está com todos e as leis espirituais estão agindo para ajudar a todos. Muita paz e amor, não existem culpados, somente fatalidades. Marisa Pummer

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que por mais que estudemos a doutrina espírita e, por maior que seja o tempo que dela já fazemos parte, e que buscamos entender e refletir sobre a perda, principalmente, os desencarnes coletivos, é muito dificil aceitarmos de forma branda estes desígnios, pois somos feitos, também de carne e osso. É muito complicado dizer que estes queridos, escolheram seu seu desenlasse dessa forma, e que essa lição, é também para todos os que estão ao redor. A verdade, é que nunca, nós, mesmo espíritas, estaremos preparados para isso. É muito triste! Precisamos buscar conforto na fé! Márcia

    ResponderExcluir
  5. Cristina Lisboa, o momento é de muita oração, pelo espírito dos desencarnados em Santa Maria.
    Que as hostes celestes os acolham e tratem deles, e possam pela benevolência Divina encaminhá-los aos Centros de Nosso Lar ara os devidos tratamentos. Que as preces sejam feitas também para amenizar a dor das perdas dos familiares destes jovens e elevarem espiritualmente todos eles bem como os demais envolvidos no evento, pois os envolvidos por questões profissionais serão muito exigidos racional e espiritualmente falando.
    Que as Bênçãos da evolução espiritual sejam acompanhadas do suporte e auxílio tão necessário em situações de prova ou resgate como mais esta acontecida em Santa Maria.Oremos !

    ResponderExcluir
  6. De fato, a tragédia em Santa Maria é algo que entristece a todos e independentemente de termos ou não uma ligação com as famílias que perderam seus entes, sentimos a perda por sabermos que eram jovens ainda cheios de sonhos. Não acho que nos cabe especular o porque da tragédia ou porque alguns estavam ali e se salvaram e outros não...como espíritas, o que devemos fazer é rezar e pedir às esquipes espirituais que acolham a cada um dos espíritos que ali desencarnaram, bem como confortem as famílias que entre nós ficaram e que sofrem a dor da perda. Mas, meu comentário aqui é principalmente em função da primeira foto que aparece no blog. A foto mostra o momento do enterro de um dos que desencarnaram na tragédia e me chamou muita atenção, uma "nuvem" meio esbranquiçada, parecendo uma leve fumaça atravessada por luz, que aparece próximo ao rosto da jovem que está vestida de preto. Pode parecer bobagem, mas isso me chamou atenção e não sei se alguém já havia observado o fato.

    ResponderExcluir
  7. De fato, a tragédia em Santa Maria é algo que entristece a todos e independentemente de termos ou não uma ligação com as famílias que perderam seus entes, sentimos a perda por sabermos que eram jovens ainda cheios de sonhos. Não acho que nos cabe especular o porque da tragédia ou porque alguns estavam ali e se salvaram e outros não...como espíritas, o que devemos fazer é rezar e pedir às esquipes espirituais que acolham a cada um dos espíritos que ali desencarnaram, bem como confortem as famílias que entre nós ficaram e que sofrem a dor da perda. Mas, meu comentário aqui é principalmente em função da primeira foto que aparece no blog. A foto mostra o momento do enterro de um dos que desencarnaram na tragédia e me chamou muita atenção, uma "nuvem" meio esbranquiçada, parecendo uma leve fumaça atravessada por luz, que aparece próximo ao rosto da jovem que está vestida de preto. Pode parecer bobagem, mas isso me chamou atenção e não sei se alguém já havia observado o fato.

    ResponderExcluir
  8. Eu penso que não se deve fazer nenhum tipo de especulação sobre os " motivos ". Basta que oremos pelos encarnados e com muito fervor devemos pedir as equipes socorristas que com muita urgência encaminhem as almas vítimas dessa tragédia. É o suficiente para que não caiamos numa imagem de demência, invés de sensatez.

    ResponderExcluir
  9. Devemos evitar a todo custo fazer qualquer tipo de especulação sobre os "motivos" ocultos e espirituais por trás da tragédia. Os motivos são óbvios e na maioria das vezes causam refluxo. Façamos orações aos sobreviventes e as famílias dos que morreram, e claro, não devemos esquecer de pedirmos as esquipes socorristas de com muita urgência virem resgatar as vítimas dessa imensa tragédia.

    ResponderExcluir