sábado, 20 de abril de 2013

Como fundar e organizar um Centro Espírita


O Centro Espírita é uma unidade física da escola espiritual, instalada na Terra para que a Humanidade aprenda sobre a natureza superiora e os valores pelos quais nos guiamos para a morada infinita, que é o plano espiritual. As entidades adiantadas, a serviço de Jesus, se integram aos trabalhos desses centros a fim de cooperar com o progresso dos que lá frequentam.
A abertura de inúmeras casas para a prática do Espiritismo é um sinal de o quanto a Doutrina Espírita ganha influência no meio popular, derrubando preconceitos e fazendo divulgar a Terceira Revelação da Lei de Deus, por uma Nova Era de progresso e fraternidade. Quiçá, cada cidadezinha, cada bairro, cada rua tivesse um grupo reunido em torno do estudo e trabalho espírita, sendo cada instituição autônoma para seu livre exercício, mas, no sentido geral, fraterna uma com as outras casas, especialmente na promoção de grandes eventos.

Como nascem os centros espíritas? Como fundar uma instituição nova?

De pequenos grupos de estudos nasceram várias sociedades espíritas. Aliás, o estudo e a pesquisa acerca da Natureza Espiritual devem ser o ponto forte de qualquer dessas sociedades, para então terem um norte seguro para a prática da Doutrina. Também é comum que instituições maiores se ramifiquem, para que, em endereços diversos, possam acolher um maior contingente de interessados em avançar na sua escalada evolutiva.
A atividades comuns de um centro espírita são:

  • Para os membros:
    • Reuniões administrativas (para programação das demais atividades)
    • Reuniões de grupos para estudo e pesquisa
    • Reuniões mediúnicas
    • Seminários
  • Para o público em geral:
    • Atendimento fraterno
    • Reunião com palestras e passes
    • Reunião para atendimento espiritual

O LIVRO DOS MÉDIUNSO primeiro grupo espírita fundando na Terra foi a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada em Paris, França, tendo à frente da equipe administrativa o próprio codificador do Espiritismo: Allan Kardec. Em "O LIVRO DOS MÉDIUNS" (clique aqui para baixar) lemos no capítulo XXIX - "Das reuniões e das sociedades espíritas" - recomendações práticas de Kardec sobre a organização daquela pioneira instituição, e, no capítulo seguinte, encontramos na íntegra o  seu regulamento (estatuto), que serviu de base para as subsequentes casas espíritas.
TERAPIA ESPÍRITA Louis Neilmoris
Atendendo aos apelos dos dias atuais, encontramos no livro "TERAPIA ESPÍRITA", de Louis Neilmoris (clique aqui para baixar o livro), especialmente na segunda parte, uma abordagem moderna do Movimento Espírita e um programa instrutivo de como fundar um centro espírita e planejar suas atividades. Nessa, obra encontramos orientações simples e eficientes para cada tipo de reunião, em detalhes.
De maneira mais superficial, sobre o presente tema, a FEB - Federação Espírita Brasileira - oferece um livreto igualmente interessante: "ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA" (clique aqui para baixar).

Curso on-line de EspiritismoComo é consenso, o estudo e pesquisa da Doutrina (sua origem, seus desenvolvimento histórico, seus conceitos e sua aplicação prática) é o fundamento maior para a sustentação de uma casa espírita. Para tanto, é imprescindível um cronograma regular para o estudo continuado e, evidentemente, um programa pedagógico, com aulas instrutivas e atrativas para todos. A Fraternidade Luz Espírita tem um programa didático, montado em quatro módulos, sendo quinze aulas cada módulo, usada para nosso curso online "E-ES - Espiritismo, Estudo Sistematizado" (saiba mais clicando aqui), que é um estudo introdutório à Doutrina. Além desse curso básico, o Portal oferece um estudo avançado: "Filosofia em Espiritismo". Esse material está disponível gratuitamente aos grupos de estudos e às casas espíritas que precisarem de um material didático. Mais informações pelo Email estudo@luzespirita.org.br.


2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DESTA PAGINA, MUITO ELUCIDATIVA E CONTRIBUI BASTANTE PARA O MOVIMENTO ESPIRITA. ESTOU QUERENDO INICIAR UMA CASA ESPIRITA AQUI EM IBICARAI E POR CERTO BUSCAREI AQUI ALGUMAS INFORMAÇÕES. OBRIGADO
    CHICO VALINAS

    ResponderExcluir