domingo, 18 de agosto de 2013

Curso Online Luz Espírita



Desde 2009  portanto, há quatro anos —, a Equipe Luz Espírita oferece cursos online com monitoramento. A ideia original foi proporcionar uma oportunidade de estudo sistematizado àqueles que não têm a disponibilidade de frequentar um curso presencial em uma casa espírita, por razões diversas, por exemplo, por incompatibilidade de horário, distância ou falta de uma instituição kardecista próxima.
Assim foi que, a partir de um grupo de estudos no Núcleo Espírita A Caminho da Luz (São Paulo, SP), formou-se uma equipe de voluntários que se dispuseram a acompanhar o estudo dos interessados inscritos, tudo à distância, via Email e totalmente gratuito.
O material didático foi preparado, tendo como base o programa ESDE — Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita — elaborado pela Federação Espírita Brasileira, adaptado para um formato mais acessível, considerando as características de um curso via internet.
José Carlos Bell e Julci Severo
Daí em diante o projeto só cresceu. Hoje, sob a coordenação de José Carlos Bell, o nosso Departamento de Estudos tem dois cursos vigentes: o curso básico "Espiritismo - Estudo Sistematizado" — e ainda um programa complementar "Filosofia em Espiritismo" , monitorado por Julci Severo.
Atualmente, a equipe é composta por trinta monitores, de diversas partes do Brasil, atendendo cerca 400 inscritos, de toda parte do Brasil e do exterior.
Felizmente, a procura é grande — o que significa 1) o crescente interesse pela Doutrina Espírita; e 2) a credibilidade da Fraternidade Luz Espírita.
Porém, temos o que lamentar: a impossibilidade de atender a todos. Já há uma fila de espera de mais uma centena de pré-inscritos.
A relação dos nossos monitores:
ADRIANA DA LEVE - Passo Fundo, RSANA MARIA VENQUIARUTI - São Luiz Gonzaga, RSANGÉLICA ARRECHE - Santos, SPCARLOS ANTÔNIO - Campos Belos, GOCÍCERA MARIA - São Vicente, SPCRISTIANE BARSOTTI - São Paulo, SPCRISTIANE BRISKI - Vinhedo, SPDANIELLE FERNANDES - Botucatu, SPDIEGO PORTO - Presidente Prudente, SPDONIZETE MEDEIROS - Taboão da Serra, SPELIANE RAMOS - Brasília, DFERY LOPES - São Paulo, SPERNANI FERNANDES - São Paulo, SPFARIAS JÚNIOR. - Mulungu, CEGABRIELA QUEIROGA - Brasília, DFHELMUT HEIDRICH - Santos, SPJANETE CLÉIA - Canoas - RSJOSÉ CARLOS BELL - Santa Cruz Sul, RSJULCI SEVERO - Santa Cruz do Sul, RSMARCELO CAPELA - Jaú, SPMARCELO MARQUES - Hortolândia, SPPAOLA SCADINO - São Paulo, SPRITA GOMES - Conselheiro Lafaiete, MGRITA DE CÁSSIA - Rio de Janeiro, RJRIVAIL JUNIOR - Canoas, RSRODRIGO FÉLIX - São Paulo, SPROSANGELA VALENTE - Mesquita, RJSÉRGIO TORRES - São Paulo, SPSUELI SCADINO - São Paulo/SPTÂMARA AMARAL - Fortaleza, CE

Até o momento, já contabilizamos quase uma centena de inscritos que concluíram o nosso curso básico.
A avaliação dos concluintes é bem positiva. Recentemente, por exemplo, a concluinte Stela, de Guarulhos-SP, assim resumiu:
Eu achei o curso intenso nas explicações e de fácil linguagem para iniciantes, como eu, com boa explicação para todos os textos que recebi da minha orientadora, que sempre me atendeu da melhor forma possível, com paciência, explicações e dedicação a todo instante.
O curso mostrou de forma objetiva e prática sobre o Espiritismo ou Doutrina Espírita, sua origem, Deus, Espíritos, Reencarnações, Pluralidade dos Mundos Habitados, Classe Espírita e Evolução, Qualidades e Aptidões, Convívio Espírito, Influencia e Manifestação Espírita, Filosofia Moral Espírita, Esperanças e Consolações, fazendo-me a cada lição pensar, refletir, analisar, questionar-me, mudar algumas atitudes, pensamentos e mostrar a mim que tenho que aprender muito ainda, evoluir muito, crescer espiritualmente a cada dia com tudo que o mundo e a vida me oferecem.
De Campos Belos-GO, Josep Ferreira assim nos escreveu:
Gostaria de agradecer a toda equipe responsável pelo curso, em especialmente minha grande e amada monitora, que durante todo o curso sempre incentivou, respondeu dúvidas e questões. Agradecer o tempo no qual sempre disposta a ajudar, obrigado querida irmã.
Sobre o curso, achei maravilhoso, no qual trouxe luz a minha vida, me ajudou a melhorar como pessoa, trouxe-me muitos conhecimentos, respostas que antes não tinha, ajudou a me encontrar comigo mesmo. A única coisa que gostaria é de agradecer à equipe Luz Espírita por fazer um trabalho maravilhoso, para que os nossos irmãos possam conhecer a máxima do mestre Jesus, aprender que o amor é vida, é esperança, é trabalho, nós somos o amor, somos uma parte de Deus, somos divinos, mas que precisamos percorrer um caminho de luz rumo a perfeição, em direção do amor divino, para os braços do nosso Pai celestial, para o abraço do nosso irmão divino que é: Jesus.
Obrigado a todos que apoiam o curso e que a cada dia incentiva os cursantes a continuar, pois se perguntar se vale a pena, olhe para trás e perceba o quanto já aprendeu, o quanto já cresceu e o que tem mudado em si, e perceberá que temos dentro de nós os germes da perfeição e que só precisamos da nossa vontade para que possam ser desenvolvidos.
O amor de Deus é a luz que ilumina o mundo; que essa luz possa iluminar à todos.
Relevante salientar ainda que muitos dos cursandos dos nossos estudos também participam de outras atividades dentro da Fraternidade Luz Espírita, como os nossos programas online (ver Programação Online).

No momento, portanto, não há vagas em aberto e nem pré-cadastro. Os interessados devem acompanhar por este blog ou pelo Portal Luz Espírita quando as inscrições serão reabertas.

Para saber mais sobre nossos estudos acessa a página Cursos Online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário