segunda-feira, 17 de abril de 2017

Calendário Histórico Espírita: 18 de abril - Lançamento de "O Livro dos Espíritos" e marco inaugural da Doutrina Espírita


Há 160 anos atrás, nas dependências da Livraria Lèdoyen, na Galeria de Orleans do Palais-Royal de Paris, França, Allan Kardec apresentava ao público a primeira edição de O Livro dos Espíritos, a obra básica que fundamentava a nova doutrina, o Espiritismo, como síntese da Revelação dos Espíritos, conforme os prenúncios do Espiritualismo Moderno.


A obra original continha 501 questões, além da introdução, prolegômenos e conclusão. As perguntas formuladas por Kardec foram encaminhadas a diversos Espíritos, através da cooperação de alguns médiuns, dentre os quais se destacam: as jovens irmãs Caroline e Julie Boudin (respectivamente, com 16 e 14 anos à época), Celine Japhet (com 18 anos à época) e a senhorita Ermance Defaux (14 anos na época).

A obra foi substancialmente ampliada na sua segunda edição, publicada três anos depois de seu original, sem que, com isso, qualquer dos conceitos básicos da doutrina fosse alterado. Seu conteúdo principal é distribuído em questões enumeradas, que em sua maioria se compõe de pergunta (formulada por Kardec) e resposta (colhidas junto a diversos Espíritos), uma espécie de entrevista, algumas vezes com o acréscimo de comentários (de Kardec); outras questões são constituídas de ensaios filosóficos do autor a respeito dos assuntos tratados. Além desse conteúdo principal, o livro traz ainda uma introdução, um prefácio (intitulado Prolegômenos) e uma conclusão.

Na nossa Sala de Leitura está livremente disponível para download uma tradução numa linguagem simplificada, assinada por Louis Neilmoris.

Clique aqui para acessar O Livro dos Espíritos em PDF e ePUB.

Confira aqui o verbete O Livro dos Espíritos na Enciclopédia Espírita Online.


O dia de estreia dessa revolucionária publicação, 18 de abril de 1857, é considerado também o marco inaugural da Doutrina Espírita, inclusive, aqui no Brasil, é comemorado como o Dia Nacional do Espiritismo, conforme Decreto-Lei N° 291/07 da Câmara dos Deputados, que aprovou, em 6 de outubro de 2009, o projeto da deputada federal cearense Gorete Pereira.


É incalculável o valor de O Livro dos Espíritos para o bem da Humanidade e esse valor só tende a crescer à medida em que os homens cresçam espiritualmente e compreendam a natureza espiritual.

Foto de Kardec apresentando O Livro dos Espíritos

Para nós espíritas, é um dia de regozijo e oportunidade para agradecermos a Allan Kardec, pelo árduo trabalho desde livro monumental; à espiritualidade, pela bondade de compartilhar conosco o Consolador Prometido; ao Espírito da Verdade, pela condução das revelações; e, finalmente, ao nosso Pai Celestial pela graça de tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário