quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Nos bastidores do Programa Evangelho no Lar Online


Como nossos amigos já sabem, todas as quintas-feiras, às 20h (horário de Brasília), a Equipe Luz Espírita se une na produção do Programa Evangelho no Lar Online, transmitido ao vivo pelo YouTube, que também registra cada edição e disponibiliza a gravação do vídeo para que qualquer pessoa online possa acessá-lo a hora que quiser (acesse aqui). A audiência do programa tem uma média de dois mil acessos e os comentários, em geral, são muito positivos.

O programa é apresentado regularmente pelo casal Janete e Rivail Jr, diretamente da cidade de Canoas, Estado Rio Grande do Sul. Em vista disso, muitos espectadores nos escrevem querendo conhecer mais sobre eles, ver imagens deles, já que eles usam apenas narração — até para evitar distrações durante o programa. Pois bem! Resolvemos então trazer uma matéria com os bastidores do programa e apresentar mais detalhes sobre os apresentadores.

Janete e Rivail Jr, apresentadores do Programa Evangelho no Lar Online

Janete e Rivail Jr. são gaúchos, moram em Canoas-RS, têm dois filhos, são espíritas de berço e fazem parte da Equipe Luz Espírita desde há muito. Conheceram o trabalho do Portal através do curso online oferecido à época, integraram-se à diretoria e a ela se integraram contribuindo voluntariamente com muita dedicação.

Rivail descreve a origem deste programa: "Nós fazemos o Evangelho aqui em casa todos os domingos, às 21h, há mais ou menos 15 anos e sabemos da importância real de mantermos essa disciplina, é um momento de reflexão e aprendizado, onde pedimos força, coragem e sustentação para nossos problemas pessoais (que não são poucos!) e harmonização do lar. Quando conhecemos o Portal Luz Espírita e fizemos os estudos ali, já éramos espíritas, trabalhadores de um centro, só que encontramos uma afinidade muito grande com essa equipe e o seu trabalho de divulgação da doutrina e nos unimos a ela".

Janete relembra as primeiras atividades a que se voluntariaram: "Começamos atendendo alunos do curso de estudos sistematizados, após um período, fizemos parte da Equipe de Evangelho no Lar com transmissão online via Skype, depois através de web rádio, porém com muitas dificuldades devido a internet, tivemos que parar. Após um período de tempo, fomos convidados a fazer o Evangelho via YouTube [formato atual]. E é com muita alegria que fizemos esse trabalho, significa poder levar essa possibilidade à todos os lares, que assim como nós, também têm seus problemas diários, boas intenções e às vezes, com as nossas correrias do dia a dia, acabamos nos esquecendo da nossa parte espiritual que além de ser testada constantemente é também muito fragilizada. Por isso devemos abrir as portas para Deus e pedir harmonia para o nosso lar".


Janete e Rivail Jr, apresentadores do Programa Evangelho no Lar Online

Eles são uníssonos ao falar do feedback do público:
"Nossa! Essa é a melhor parte [risos]. Lemos todos os comentários (Apesar de não conseguirmos responder à todos) e à partir daí tentamos ajustar da melhor maneira possível o programa seguinte. Ficamos muito felizes quando as pessoas falam do bem que está fazendo para elas, da paz que entra em seus lares. Na verdade, a gente não tinha ideia da repercussão que daria, não esperávamos tanto carinho, amor e tantas pessoas com a mesma sintonia com o mesmo foco, pessoas que faziam sozinhas e agora agradece por ter a nossa companhia. Na verdade, a gente é quem agradece o tempo todo a Deus e a espiritualidade superior pela oportunidade e por nos ajudar a fazer essa tarefa, e a vocês por terem a paciência em nos escutar [risos]. Pensamos nas pessoas que escrevem e tentamos vibrar no momento do Evangelho para que elas sejam atendidas e estejam bem em seus lares."

Junior faz questão de dizer que eles são pessoas comuns: "Somos pessoas normais, com falhas, defeitos, contas à pagar [risos]. Gostamos de viajar, ler, conversar, participamos de eventos espiritas, assistir palestras e porque eu me aposentei esse ano, achei que teria mais tempo para os estudos, só que não [risos]; em casa o trabalho é bem mais puxado. É interessante como o tempo passa rápido, procuramos tentar acertar em todas as oportunidades, mas nem sempre é o que acontece... A vida é uma caixinha de surpresas."

Falando diretamente dos bastidores do programa, Janete revela: "Ainda bem que não tem câmera! Acontece de tudo aqui.... Conseguir um ambiente silencioso é muito complicado. Ainda mais neste lugar..."

E acrescentando, ela relata os problemas técnicos: "No começo tivemos muitos problemas com o microfone, o som saia péssimo, usamos várias técnicas (artesanais), como meia calça na frente do microfone, caixas de papelões colados com durex na forma de um casulo (a gente quase entrava para dentro da caixa para conseguir falar) [risos], além de pássaros que resolvem cantar, cachorros latindo bem na hora do evangelho, parece que todos se combinam contra, o telefone que fica em silêncio o dia todo mas naquela hora decide tocar ou internet que resolve cair, fora o clima que resolve chover para dar instabilidade (nossas provas!) Faz parte, o importante é não desistir!"


E quanto à gratificação para realizar esse programa? Rivail é quem confessa: "A gratificação de ler no retorno das pessoas palavras de gratidão o carinho, ver ali contadas algumas histórias que nos emocionam... isso é muito mais do que poderíamos esperar."

E eles, enfim, mandam um recado para os ouvintes do programa: "Nós gostaríamos de dizer que não vamos conseguir responder a todos, porém lemos todos com carinho sem exceção. Somos iguais perante Deus, estamos orbitando no mesmo planeta de labor, isso nos faz irmãos; necessitamos tanto quanto qualquer um de apoio, força e coragem, são as melhores palavras a serem ditas em uma oração. Quando ficamos diante do computador imaginamos uma grande mesa onde vários se encontram, nos sintonizamos através da oração inicial; sempre pedimos que os bons Espíritos que nos inspirem em palavras que atendam às necessidades de quem está do outro lado. Quando fazemos a oração de fluidificação das águas, estamos fazendo duas orações, uma tradicional e a outra pessoal, pedindo para que os lares de vocês sejam iluminados e as preces de vocês sejam atendidas. É assim que nós ficamos envolvidos no trabalho, não somos ninguém em especial, mas vocês são especiais para nós. Se erramos ou não fazemos direito, pedimos desculpas, vamos fazer o nosso possível para melhorar, mas somos humanos. E pedimos que estudem cada vez mais, não podemos parar, temos que estar sempre em busca da evolução para sermos pessoas melhores."

Mais informações na página Programa Evangelho no Lar Online.

3 comentários:

  1. Moro em Ibiúna SP, sou espirita ha 40 anos,trabalho no centro Casa do Caminho. Nao fosse o espiritismo não acreditaria em Deus. Que Pai é esse que deixa um filho sofrer, e outro viver bem. Faz uma semana que conheci Luz Espírita, me afinizei com ele e com os simpáticos apresentadores. Fiz o primeiro Evangelho no Lar no dia 26/10/2017.Gostei muito. Faço o Evangelho em casa sozinho às 20h.Parabéns ao casal, que Deus de a vcs. muita LUZ , e não parem. Divulguem essa doutrina tão perfeita. Tenham sempre uma vida misericordiosa. Um grande abraço, e gratidão por vcs existirem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por vossas palavras nos fazerem tanto bem. ��
    precisamos de orientação e luz e o vosso Evangelho consegue isso de um jeito muito singelo e profundo.
    Bem hajam
    Linda e Florencio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao casal adoro ouvir vcs a noite antes de dormir que Deus os abençõe fique na luz

    ResponderExcluir