quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Coletânea de reflexões espíritas para o Dia de Finados


Chegando mais um feriado, 2 de novembro, em homenagem aos finados, é natural vermos crescer um apelo em torno do tema "morte" e "outro lado da vida", bem como a curiosidade sobre as alternativas teóricas da Doutrina Espírita para questões relativas a esse assunto, como as implicações de se visitar túmulos, de se fazer preces e oferendas aos entes falecidos, e a respeito de como os Espíritos compreendem as cerimônias feitas nessa data.

Para essas e outras questões, reunimos aqui uma coletânea de posts que já fizemos aqui, começando pelo artigo "O Espiritismo e o Dia de Finados", assinado por Luiz Gonzaga Scalzitti, postado em 29 de outubro de 2010, contendo uma breve reflexão sobre as mais comuns dúvidas relacionadas a este feriado de acordo com a interpretação espírita do autor.



Já na postagem de 28 de outubro de 2016, "Dia de Finados", valemo-nos de um apanhado publicado pelo Blog do Ismael, no qual consta, entre outras relevantes informações, a lembrança das campanhas do saudoso divulgador espírita Cairbar Schutel em datas semelhantes, levando o consolo espírita aos visitantes dos cemitérios.

Cairbar Schutel com companheiros espíritas distribuindo mensagens no cemitério de Matão, SP Foto: O Clarim


Essa mesma postagem traz ainda uma entrevista — muito oportuna para o tema em questão — com Suely Caldas Schubert para o programa Transição, que reproduzimos aqui, logo a seguir.


Adiante, uma imagem de um dos túmulos mais visitados no Cemitério do Père Lachaise, em Paris, França: o dólmen no estilo druida onde forma sepultados os despojos físicos de Allan Kardec e sua esposa, Amélie Boudet, e onde se lê, no frontispício, a máxima "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar. Tal é a lei".


Túmulo de Allan Kardec e sua esposa Amélie Boudet, em Paris, França.

E para fechar, fica o convite para todos participarem conosco de mais uma edição do Programa Evangelho no Lar Online, com uma prece especial a todos os nossos queridos irmãos espirituais que ora desfrutam do mundo invisível.



Transmissão ao vivo pelo YouTube às 20h, horário de Brasília.

Mais informações na página Programa Evangelho no Lar Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário