sábado, 23 de dezembro de 2017

Lançamento de "EL LEGADO DE ALLAN KARDEC": importante livro de Simoni Privato


O recente trabalho de resgate histórico, feito por diversas frentes de pesquisas, por esforço de vários estudiosos e pesquisadores espíritas de diferentes lugares, tem trazido ótimo resultado e também surpresas — algumas tais que causam certo abalo.

De fato, a História do Movimento Espírita contada e aceita até então não foi bem contada.

Um desses frutos mais recentes é o livro 'El Legado de Allan Kardec", em espanhol, da autoria de Simoni Privato, publicado com o selo da CEA - Confederación Espiritista Argentina.

As informações de que até então dispomos sobre essa obra e sobre a autora são as que encontramos através da videopalestra de lançamento do livro, que, aliás, resume bem o intento do livro.

Acompanhe:



Como se vê, a autora propõe significante reavaliação sobre importantes fatos da historiografia do Espiritismo, por exemplo, alterações indevidas do conteúdo do livro "A Gênese" de Allan Kardec de cuja edição manipulada tradicionalmente são feitas as reedições e traduções lançadas atualmente. A obra propõe também uma solução para a questão do verdadeiro nome de Allan Kardec, dado haver diversas versões de grafia, encontrados em documentos, tendo sido sentenciado oficialmente que o seu nome civil é "Denisard Hippolyte Léon Rivail", conforme os registros do departamento Arquivos Nacionais da França.

Simoni Privato é apresentada como uma brasileira, diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, formada em Direito Internacional pela USP - Universidade de São Paulo, informações que constam em seu perfil no facebook. Ela compôs seu livro mediante intensas pesquisas, inclusive uma vistoria pessoal aos registros originais das obras e documentos do codificador espírita no departamento dos Arquivos Nacionais da França e da BnF - Biblioteca Nacional da França. Conforme sua exposição, pelo vídeo aqui compartilhado, seu propósito é o de contribuir com o resgate histórico do Espiritismo. Os direitos autorais do seu livro "El Legado de Kardec" foram doados à CEA.

"El Legado de Allan Kardec" ainda não tem tradução para o português e pelo que apuramos não está à venda em nenhuma livraria ou site especializado aqui no Brasil.


Continuaremos acompanhando os desdobramentos desse trabalho e tentaremos contato com a autora para mais detalhes sobre sua relevante pesquisa.

3 comentários:

  1. Estou muito curioso,por conhecer esse trabalho dessa querida irmã.Vou com certeza conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Vamos aguardar. Interessante, que nem Zeus Wantuil e Francisco Thiesen, que fizeram a mais completa biografia de Kardec, em três volumes, não registraram nada de especial.
    Ruy

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho, parabéns! Oxalá, seja em breve publicada a Gênese original de Allan Kardec.

    ResponderExcluir