sábado, 6 de janeiro de 2018

150 de lançamento do livro "A Gênese"


Neste 6 de janeiro, estamos comemorando os 150 de lançamento do livro A Gênese, de Allan Kardec, uma das obras básicas da codificação do Espiritismo. E no ensejo desta data especial, temos acompanhado importantes atividades envolvendo essa obra, por exemplo, o trabalho literário de Simoni Privato Goidanich "El Legado de Allan Kardec", em espanhol, recolocando em cena o lamentável fato de A Gênese original do codificador espírita ter sido adulterada a partir da 5ª edição, então sob responsabilidade de Pierre-Gäetan Leymarie. Isto porque o biógrafo de Kardec, Henri Sausse, já o havia denunciado através do revista Le Espiritisme, período da antiga União Espírita Francesa. Agora, no entanto, Simoni Privato apresenta-nos não só as alterações, mas também os modos como elas foram feitas.

Veja o vídeo em que Simoni nos mostra a cópia original de A Gênese depositada pelo próprio Allan Kardec nos arquivos oficiais da Biblioteca Nacional da França.


Saiba mais sobre a autora de "El Legado de Allan Kardec".

Também no bojo dessa temática, reproduzimos aqui o artigo "150 anos de A Gênese - a fidedignidade das primeiras edições" por Antonio Cesar Perri de Carvalho, que igualmente vale nossa atenção.

E qual é o valor de A Gênese para a codificação espírita?

Bem, primeiramente, é válido destacar que sua publicação, em 1868, se dá 11 depois do lançamento de O Livro dos Espíritos — que marca o ponto inaugural da própria Doutrina Espirita — e dos primeiros desdobramentos que essa obra gerou, num momento tal em que Allan Kardec também já estava mais amadurecido quanto ao desenvolvimento do Espiritismo. Ali, em A Gênese, portanto, nós encontramos um melhor desenrolar dos estudos acerca dos conceitos científicos (é bom destacar que já havia sido trazida à lume a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin) sobre pontos importantes e tocantes ao interesse doutrinário espírita.

A Gênese, cujo subtítulo é "Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo" traz a seguinte sinopse, contida na folha de rosto do livro: "A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente."

Seu conteúdo básico se divide em três partes:

  • A Gênese segundo o Espiritismo: discorre sobre a essência de uma revelação (para em seguida tratar das revelações de Deus aos homens), sobre a natureza de Deus e suas ações (a providência divina), sobre o bem e o mal, a origem e desenvolvimento do Universo (Uranografia e Geologia), a gênese espiritual e a tese da gênese mosaica (versão bíblica);
  • Os Milagres segundo o Espiritismo: faz uma definição de milagre e contextualiza os supostos "milagres" do Cristo, comparando-os com a manipulação dos fluidos;
  • As Predições segundo o Espiritismo: desenvolve a teoria espírita para o mecanismo da presciência, aborda as profecias dos Evangelhos bíblicos e fecha a obra com o magistral capítulo "São chegados os tempos", em que sintetiza a ideia da evolução dos mundos e da transição planetária da Terra.

Embora muito se diga que A Gênese é um livro "difícil de se ler", de conceitos complicados e tudo o mais, a verdade é que ele contém — apesar de tocar temas complexos — uma clareza impressionante da demonstração das ideias da espiritualidade sobre as questões de que trata, numa didática típica de Kardec, herança de uma vida dedicada à pedagogia, a arte de cuidar da educação relacionada com um todo, tal como foi o ofício do Professor Rivail.

Então, não por imposição, mas por naturalidade, o bom espírita sempre será interessado em ler e estudar periodicamente A Gênese de Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário