sábado, 24 de março de 2018

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: "Pneumatografia"


A nossa Enciclopédia Espírita Online acaba de ganhar mais um verbete: "Pneumatografia", também correspondente a "Escrita Direta", que é um tipo de fenômeno espiritual.

Veja a síntese do verbete:
Pneumatografia (do grego pneuma: sopro, Espírito + graphein: escrito, descrição, estudo), também chamada de Escrita Direta, é uma variedade de fenômeno mediúnico, da classe de efeitos físicos, em que um Espírito manifesta-se através de uma representação gráfica (texto ou imagem) diretamente produzida por ação espiritual, sem o auxílio efetivo do médium — como no caso da psicografia. Pela pneumatografia, a mensagem escrita (num papel, na parede, numa superfície qualquer) surge extraordinariamente, pelo mecanismo mediúnico. Essa categoria de manifestação foi estudada e descrita por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns, capítulo XII, que observa ainda tratar-se de um fenômeno raro e facilmente explorado por charlatões, que simulam capacidades mediúnicas.
Você vai poder compreender melhor, conforme a descrição da Doutrina Espírita, o mecanismo prático dessa classe de manifestação, sua principal utilidade, as características que condicionam o médium capaz de produzi-la e exemplos clássicos de fenômenos pneumatógrafos, como o Decálogo bíblico, além de uma apresentação da pesquisa feita pelo Barão de Guldenstubbé sobre essa temática.

Acesse agora mesmo o verbete Pneumatografia na Enciclopédia Espírita Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário